quarta-feira, 9 de junho de 2010

Foram iniciadas as aulas práticas do 1º PDC da Paraíba.

Paula Bronzeado e Vivian Maitê
Fotos: Leandro Cunha

No último final de semana, durante as aulas práticas do Curso de Permacultura os participantes aprenderam a produzir tijolos ecológicos de adobe, biofertilizantes, horta mandala, plantio de mudas e ainda vivenciaram o mercado de trocas solidárias.



As aulas teóricas abordaram o tema da Agroecologia, Água e Energias Renováveis. Segundo o professor Vicente Felix, coordenador do Viveiro de Plantas Nativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a agroecologia se baseia nas dinâmicas da natureza, como a sucessão natural que permite a restauração do solo sem o uso de fertilizantes e o cultivo sem agrotóxicos.

O permacultor e coordenador do Centro de Educação Ambiental da Semam, Neimar Marcos, detalhou técnicas de captação da água da chuva e de tratamento da água, utilizando filtros biológicos, zona de raízes e lagoa de estabilização, fossa séptica, entre outras tecnologias sociais de baixo custo e muita criatividade.




No domingo, Neimar abordou a temática das diversas fontes de energias alternativas que podem ser adequadas a um sistema permacultural, entre elas a eólica, a solar e a proveniente da água, como a hidráulica e maremotriz.

No próximo final de semana as aulas práticas começam com uma visita ao Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que englobará uma explanação sobre a tecnologia social da produção de mel com abelhas nativas (meliponicultura). Na seqüência os temas abordados serão os Sistemas Agroflorestais (SAFs), Forno Solar e Telhado Verde, e a prática de agrofloresta será realizada na comunidade Santa Bárbara, ação conjunta com o Movimento Social SOS Rio Cuiá. Serão realizadas prática de plantio em áreas degradadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário