quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como funcionam as construções com terra e adobe

Super Adobe
por Fernando Bussoloti

Esta técnica ganhou notoriedade em 1984 quando a Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA), promoveu um simpósio (Lunar Bases and Space Activies of the 21º Century) reunindo arquitetos e engenheiros para discutir a viabilidade de se construir na Lua.

Criado por Nader Khalili, arquiteto iraniano radicado nos Estados Unidos, o super adobe surpreendeu por evitar que grandes quantidades de material tivessem que ser levados ao espaço.

Como todas as técnicas de construção com terra, o super adobe traz um excelente conforto interno e evita grandes extorsões ao meio ambiente na hora de construir. Por ser uma construção rápida, Nader Khalili dizia que esta técnica seria ideal para se fazer refúgios em países desolados com guerras e catástrofes naturais.

O super adobe é uma técnica simples, que não necessita mão-de-obra especializada, sendo também uma ótima opção para construir residências populares. Ela utiliza sacos de propileno preenchidos com a terra, que são sobrepostos e moldam o formato das paredes e da cobertura.

Enchidos com a mistura de solo, os sacos de polipropileno são empilhados e as paredes ganham forma.

Em seguida ao posicionar cada fiada, passa-se com um pilão para acrescentar a mistura.




Proteção contra a umidade do solo: ideal neste tipo de construção e ergue-la com pedras ou concreto para proteger a base de alvenaria.

Os sacos devem ter no mínimo 40 cm de largura, para as paredes serem resistentes.

Marcadores definem os espaços para batentes de portas e janelas. E empilhando corretamente cercam-se os espaços para vedação.

A cobertura pode ser feita com ripas de madeiras e telhas na forma convencional ou simplesmente utilizar os sacos com solo e fechar a construção como um iglu.


Para finalizar, a construção com super adobe deve contar com a regularização das paredes e se for o caso a cobertura. Para isso, utiliza-se uma mistura de barro que foi ensacado, mas desta vez mais úmido. Com cuidado, é necessário preencher todas as frestas.


Para saber mais sobre outras técnicas de construções com terra, clique aqui

* postado por Paula Bronzeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário