segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alunos do PDC participam de ação na Comunidade Asa Branca

Texto: Paula Bronzeado Revisão: Vívian Maitê

No último sábado (19/6), os alunos do PDC participaram de uma ação "multirão" na comunidade Asa Branca, próxima ao Parque Arruda Câmara. Durante a atividade, os participantes aprenderam a fazer o reboco ecológico de solo-cimento e pintaram cinco casas da comunidade com a geo-tinta.

Além da disposição dos alunos, a atividade contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e com a participação do diretor do Parque Arruda Câmara (Bica), Edilson Batista.

No domingo, o permacultor Marcos Neimar ministrou o módulo de Design e detalhou algumas técnicas de planejamento. Ele também ressaltou a importância de compreender e identificar os padrões e processos naturais e seus respectivos elementos e funções dentro da área em que se pretende trabalhar. Por meio de croquis ilustrativos, o permacultor mostrou a influência de indicadores de paisagem, topografia, clima e microclima no design da área.

“Mais importante do que ter um mapa da área, é observar os efeitos da natureza para construir e trabalhar com ela”, afirmou Marcos Neimar.

No próximo sábado (3/7), último final de semana do curso, os alunos irão desenvolver um exercício de design, apresentando um projeto permacultural para o Centro de Educação Ambiental. Ao fim do dia, receberão os certificados e materiais digitalizados para futuras pesquisas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário