segunda-feira, 31 de maio de 2010

Começou o 1º PDC popular da Paraíba




Paula Bronzeado

Foram iniciadas, neste último sábado (29/05), as aulas do 1º curso popular em Design de Permacultura(PDC) da Paraíba. O PDC popular é uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), proponente da Rede de Permacultura da Paraíba e financiadora do 1º PDC gratuito do país promovido pelo poder público.

Estiveram presentes na abertura do curso a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Lígia Tavares e o Secretário de Transparência Pública, Jorge Camilo. alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5480776698455751298" />



Para iniciar os trabalhos, a instrutora Fernanda Tavares iniciou práticas de danças circulares e cantos indígenas. A atividade iniciou a integração do grupo por meio da dança e saudações de respeito.


Ainda na parte da manhã, os alunos participaram de um passeio ecopedagógico pelo parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), Escola do Meio Ambiente e Centro de Educação Ambiental. O passeio foi guiado pelo professor Luís Lima, funcionário da Bica e Anderson Fontes, chefe da Divisão de Botânica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

O passeio possibilitou o conhecimento da área e das espécies que habitam o local, além de esclarecer sobre a gestão e principais problemas do Parque. A intenção é que os alunos, ao final do curso, possam contribuir para a resolução de alguns desses problemas.

Introdução, ética e bioconstrução.

Na parte da tarde, o permacultor Neimar Marcos apresentou palestras sobre Introdução à Permacultura e Ética. Ele explicou que a Permacultura parte de uma observação da natureza, onde o início e fim dos ciclos naturais são reconsiderados.

“A Permacultura permite uma existência humana coerente porque propõe um modelo de desenvolvimento infinito e completo”, ressalta Neimar.

De acordo com Bill Mollison, australiano idealizador da Permacultura, este sistema de design é baseado na observação de sistemas naturais, na sabedoria contida em sistemas produtivos e no conhecimento moderno, científico e tecnológico.

Mollison ainda acrescenta que os sistemas devem ser ecologicamente corretos, economicamente viáveis e sejam sustentáveis a longo prazo. Ou seja, as necessidades energéticas são supridas pelo próprio sistema (pequenas ou grandes propriedades).




Neimar ressaltou que a ética na Permacultura envolve três níveis de princípios: o cuidado com a terra, com as pessoas e a repartição de excedentes. O planejamento sustentável de sistemas eficientes em energia de pequena escala, em oposição aos sistemas extensivos de grande escala energética, e a prática da diversidade policultural, oposta a monocultura, são ações que caracterizam o cuidado com a Terra e conseqüentemente com as pessoas.

O terceiro componente da ética, a repartição de excedentes, foi exemplificado por ações de economia solidária e feiras de trocas. Esta última ação será vivenciada pelos alunos no próximo domingo, onde cada um irá trocar aquilo que não lhe serve mais e ainda tenha utilidade.

Na última palestra do sábado, sobre Bioconstrução e Construções Sustentáveis, o permacultor Neimar Marcos detalhou técnicas de construção como o Adobe, Super Adobe, Bambu-a -pique ,Ferro-cimento, Taipa, Telhado Verde, entre outros.

No domingo, Neimar e Luís Lima iniciaram as aulas de manejo e manutenção de ferramentas. Os participantes tiveram contato com as ferramentas básicas usadas em construção, jardinagem e paisagismo, assim como procedimentos de segurança e manuseio adaptado para o uso na Permacultura.



Ainda durante a manhã, o permacultor Neimar Marcos seguiu com as aulas teóricas sobre Padrões Naturais e Efeitos de Bordas. Durante a tarde, foi dada continuidade as aulas teóricas abordando o funcionamento, criação e gestão de Comunidades Alternativas, Ecovilas e Condomínios Ecológicos.

O primeiro final de semana do curso, foi finalizado com o filme La Belle Verte (Turista Espacial), filme francês lançado em 1996. O filme aborda temas variados como espiritualidade ativista, sustentabilidade, anti-conformismo, ecologia, feminismo, humanismo, pacifismo, entre outros.

Segue o link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=Kcsrsbz9CVw

Para o próximo final de semana (05,06/junho) estão programadas as aulas práticas de tijolos de adobe, compostagem e biofertilizante , horta mandala e feira de trocas. As aulas teóricas serão sobre energias renováveis e banheiro seco.

Para os inscritos no curso, algumas recomendações:

- Compareçam com roupas leves, confortáveis e que possam sujar sem problemas;
- Iremos pisar o adobe, portanto levem chinelos e uma toalhinha para secar os pés depois da atividade;
- Levem protetor solar, boné ou chapéu, para se protegerem do sol nos dois dias;
- Não esqueçam de levar o kit alimentação com prato, caneca e talheres.

Não se atrasem, o horário de início do curso é às 8h da manhã. Até lá!!




7 comentários:

  1. Foi uma experinência linda e grandiosa.. Obrigada!!! :D

    ResponderExcluir
  2. O curso está maravilhoso, uma turma linda e realizado num Oásis da nossa cidade. O PDC vai se expandir muito, contem comigo.

    ResponderExcluir
  3. Estou Adorando o curso , me senti num movimento necessario! indo na contra-mão da historia com destino a Harmonia e Saúde planetaria...
    Juntos nós construíremos , nos tranformaremos..grata a todos os organizadores =)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa pra próxima aula. :)vamos a prática uhuuu. O curso a cada dia me surpreende com tecnologias inteligentes e eficientes na criação de ambientes sustentáveis.
    Obrigada a todos pela experiência.
    até sábado!

    ResponderExcluir
  6. Aí Pessoal...
    uma honra participar dessa rede.
    Finalmente despertamos para
    o natural. Temos visto
    na natureza uma tecnologia
    sustentavel...simples como tudo que é
    narural e especial como tudo
    que é simples.


    abraços e até sábado!

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando o curso, é lindo, maravilhoso e gratificante saber que o futuro do nosso planeta depende de mim de você e de todos os seres do planta e nós, estamos dando os primeiros passos para um futuro melhor para os que virão depois de nós.Um abraço.

    ResponderExcluir