quarta-feira, 7 de julho de 2010

Termina o 1º Curso de Design em Permacultura da Paraíba

Texto: Vivian Maitê Revisão: Paula Bronzeado

Nesse sábado (03/07), foram encerradas as aulas do primeiro curso de Design em Permacultura da Paraíba, promovido pela Semam, através do Centro de Educação Ambiental e da Escola de Meio Ambiente (EMA).

No último dia do curso, os alunos desenvolveram projetos de design permacultural para a Escola de Meio Ambiente utilizando as técnicas transmitidas ao longo do curso. Os participantes, divididos em grupos e com a planta baixa da EMA em mãos, discutiram e planejaram mudanças na estrutura do local, incluindo soluções sustentáveis relacionadas à segurança hídrica, energias renováveis, bioconstrução e alimentação saudável. O objetivo foi transformar o ambiente em uma escola sustentável.

Ao final da aula prática, os grupos apresentaram e discutiram suas propostas, finalizando a atividade com a visão geral do ministrante do curso, Neimar Marcos, que apresentou sua proposta permacultural para a Escola.

A tarde foi encerrada com a entrega dos certificados, através de uma metodologia diferenciada: cada participante chamado para receber seu certificado, convidava o próximo e todos foram se certificando uns aos outros.

Com o objetivo de introduzir a Permacultura no estado e promover a mobilização de agentes transformadores em prol do Meio Ambiente, o 1º Curso de Design em Permacultura da Paraíba teve carga horária de 72h, desenvolvidas em aulas teóricas e práticas. O curso foi ministrado pelo permacultor Neimar Marcos, coordenado pela SEMAM e equipe de apoio da Rede de Permacultura da Paraíba e também contou com a participação de palestrantes convidados da SEMAM e de outros órgãos e instituições de ensino do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário