quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rede de Permacultura da Paraíba

Rede de Permacultura da Paraíba distribui vagas do 1º curso popular de Design em Permacultura

Paula Bronzeado

A Rede de Permacultura da Paraíba iniciou a divisão de vagas do 1º curso popular de Design em Permacultura (PDC) do estado, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O encontro, realizado neste último sábado (22/5), foi a 2º reunião da Rede e contou com cerca de 80 participantes.

O curso possui carga horária de 72hrs e será realizado durante os próximos finais de semana. As aulas teóricas irão ocorrer na Escola do Meio Ambiente, localizada no Parque Arruda Câmara (Bica), e as aulas práticas serão ministradas nas comunidades do entorno do Parque.

O coordenador de Educação Ambiental da Semam, Marcos Neimar, ressalta que o curso visa o planejamento de ambientes humanos sustentáveis por meio de técnicas de bioconstrução, segurança hídrica, produção alimentar ecológica e energia renovável, trazendo uma nova ética na relação com o meio ambiente. A permacultura constrói uma mudança de paradigmas e possibilita o alcance da tão sonhada sustentabilidade, ressalta ele.

Durante a reunião, o diretor do Parque Edilson Batista de Lima apresentou os impactos ambientais causados pela Comunidade Asa Branca, localizada no entorno do Parque, que será beneficiada com as aulas práticas do PDC.

Vagas

Foram oferecidas 40 vagas, distribuídas em cotas entre entidades sem fins lucrativos e movimentos sociais, estudantes, técnicos de saúde, desempregados e técnicos da Semam. A princípio, o orçamento democrático também seria contemplado, porém não houve participantes e as vagas foram redistribuídas entre os outros grupos.

Por meio da gestão participativa e do diálogo, em alusão a Paulo Freire, uma das referências presente na dinâmica de trabalho proposta pelo PDC popular, cada grupo definiu a distribuição das vagas, atentando-se a dois critérios estabelecidos pela Semam: não faltar e ter participado dos encontros e palestradas sobre permacultura promovidos até o momento.

A próxima reunião da Rede está prevista para o dia 20 de junho, às 9:00h, no antigo restaurante do Parque Arruda Câmara (Bica). Na ocasião, também será realizado um mutirão de bioconstrução com ferro e cimento na Comunidade Asa Branca.

A reunião é aberta. Compareçam!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei um absurdo não ter nenhum Engenheiro Ambiental para esse primeiro PDC, espero que revejam isso no segundo!

    ResponderExcluir
  3. Sou aluna de engenharia ambiental e estou participando do PDC, então existe sim engenheiros la.

    ResponderExcluir
  4. bons dias, caríssimos!
    Faço parte da Associação Beneficente Casa da União e tou querendo saber como é que se faz pra cadastrar entidades beneficentes nas listas de vocês?

    vejo no projeto uma união do útil com o agradável: profissionaliza e cuida da cidade e da natureza numa combinação em que todos ganham [em solução a busca desenfreada propagada pelo mundo que felicidade reside no sucesso financeiro - no lucro pessoal]. plantemos flores neste mundo e colhamos os jardins da paz.

    aproveito pra lembrar que alguns agricultores sem estudo acadêmico tem até mais conhecimento da natureza do que um letrado, pela lida de toda sua vida neste meio, portanto, a eles devo e tenho respeito!

    Felipe Holanda

    ResponderExcluir