segunda-feira, 24 de maio de 2010

Rede de Permacultura da Paraíba

Secretaria lança Rede de Permacultura da Paraíba

A iniciativa irá promover a capacitação ecopedagógica de estudantes, assentados e pequenos produtores rurais, inserindo uma cultura popular de sustentabilidade no estado.
Paula Bronzeado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) lançou, neste último sábado (08/05), a Rede de Permacultura da Paraíba. A iniciativa propõe uma nova linha de atuação da prefeitura por meio da capacitação ecopedagógica de assentados, estudantes e técnicos da área.

O lançamento ocorreu no parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Parque da “Bica” e contou com a participação do Secretário Executivo de Turismo, Elzário Júnior, e mais de 100 participantes, entre eles estudantes, agricultores de assentamentos rurais, associações e organizações sem fins lucrativos e representantes do orçamento democrático.

Segundo o coordenador do Centro de Educação Ambiental da Semam, Neimar Marcos, o objetivo da Rede é fomentar uma cultura popular de sustentabilidade por meio de técnicas permaculturais e capacitação gratuita de agricultores familiares e estudantes. “Serão oferecidos cursos de Design em Permacultura, com tecnologias sociais direcionadas aos campos da agricultura orgânica, desenvolvimento sustentável, segurança hídrica e energética”, ressalta.

A articuladora de projetos da Semam, Vívian Maitê, explica que a intenção é manter uma Rede articulada com gestão participativa e democrática. Ela ressalta que a Semam, por meio da Rede, propõe uma nova pedagogia de trabalho para a Escola de Meio Ambiente, com a inclusão da Permacultura em suas linhas de ação.

Ações

O primeiro curso de Design em Permacultura (PDC) da Rede será promovido pela Escola do Meio Ambiente, vinculada a Semam, durante os finais de semana de junho e agosto. Serão oferecidas 40 vagas, distribuídas em cotas para os participantes da Rede, somando o total de 72hr/aula.

As aulas práticas do primeiro curso serão realizadas nas comunidades do entorno do Parque, Roger e Asa Branca, além dos bairros que perpassam o Rio cuia, através do apoio do movimento social SOS Rio Cuiá, onde os alunos irão aplicar o conhecimento das tecnologias sociais da Permacultura. As atividades serão focadas nas práticas de bioconstrução, criação e manejo de Sistemas Agroflorestais (SAF), conservação e geração de energia, além da inclusão de princípios éticos no cuidado com a terra e com as pessoas.

A próxima reunião do grupo está prevista para o dia 22 de maio, às 14h , no Parque da Bica.

Um comentário: