quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MEMORIA DA REUNIÃO DA REDE DE PERMACULTURA DA PARAÍBA

No dia 31 de julho de 2010, das 14:30 as 17:00 horas, foi realizada umaassembéia da Rede de Permacultura da Paraíba. Estiveram presentes 43 pessoas, entreestudantes, profissionais, representantes de instituições e outras pessoas interessadas noassunto.


No início da Reuinião, o Grupo Gestor apresentou um panorama sobre ohistórico recente da Rede, a situação atual e desafios. Foram repassados informes sobreo ENCA (Encontro Nacional de Comunidades Alternativas), que ocorreu no Cearánesse mês de julho, ao qual estiveram presentes alguns membros da Rede.


Foi feita uma avaliação positiva quanto à participação do encontro, por proporcionar experiênciaspráticas de temas relacionados ao escopo da permacultura. Além disso, foram realizados contatos com outros grupos de permacultura, e firmado entre os grupos do Nordeste quehavia esforço mutuo para maior interação entre esses.

Membros da rede apresentaram experiências permaculturais que vem sendodesenvolvidas por eles: Grupo de Estudos aplicados sobre a cultura do Bambu (Toca deGaia), Caminhadas pela água e pela vida (Centro de Cultura Afro-brasileira Ilê AxéOmidewá), Trilhas ecopedagógicas e exposição de bioconstruções e hortaspermaculturais, e palestras sobre permacultura nas escolas (Escola de MeioAmbiente/SEMAM), Grupo de Estudos de Ecodesign (UFPB- Mamanguape), curso debioconstrução (Pousada Maresias e Marcos), Projeto de proteção do Rio Cuia (SOSCuiá), Inclusão do tema “permacultura” na Semana de Biologia (Centro Acadêmico daBiologia) e Atividades de palestras, agroecologia e bioconstrução (MovimentoAgroecológico- UFPB-Campus II Areia).

Discutiu-se sobre atividades futuras que a Rede poderia executar. Foi decididoque o grupo focaria seus esforços em duas ações: 1.Elaboração de um projeto sobresegurança Hidrica do Rio Cuiá a ser submetido para o edital de meio ambiente daPetrobrás, a fim de obter recursos para um projeto continuado de Permacultura no Município de João Pessoa; 2. Organização de um mini-curso na semana da Biologia,com o objetivo de disseminar a filosofia e técnicas da permacultura dentro daUniversidade. Foram tiradas duas comissões para coordenar essas ações.

Por fim, o atual grupo Gestor foi referendado na Assembléia: Marcos Ninguém,Alexandre Cuiá, Adler, Chico Douglas, Fabão, Francisco Tim e Maria Flávia. Ficatambém registrada a saída de Suana Silva do Grupo Gestor, que pediu para sair devido aindisponibilidade de tempo para atuar no grupo. Sua vaga está em aberto parainteressados em trabalhar no Grupo.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog e gostaria de lhe convidar a fazer parte da minha rede, através do Google+. Um abração.

    ResponderExcluir